Pular para o conteúdo principal

Europa 2020: (A Nossa) Rota do Reno e finalmente: Koblenz!

Esta é mais uma postagem do blog Família que Viaja Unida...Se você caiu aqui de paraquedas, eu explico: este blog procura ser um registro dos lugares que visitamos em família e também algumas impressões do que vivenciamos ao longo de nossas aventuras. Talvez você encontre alguma informação útil por aqui também...

Boa viagem literária!

Bárbara.

De Mainz a Coblença via Bacharach

Observando o mapa, vemos a rota que fizemos em seguida, a maior parte do tempo nas margens do Rio Reno, seguindo por dentro ( erramos o caminho...) até sair na encantadora Bacharach e chegando em Koblenz ( Coblença) ainda no mesmo dia, este trecho, sim, ladeando o Reno o tempo todo. Existem lugares muito bonitos no caminho, a quantidade de castelos é imensa, lendas como a da Lorelai envolvem essa rota mais ainda de magia e mistério. Nosso objetivo era chegar em Koblenz no mesmo dia, após ter passado a manhã em Mainz, no Museu de Gutenberg.

Aqui estão algumas das fotografias que tiramos no caminho, encantados com a beleza do Reno e seus arredores:

Existem dezenas de vídeos mostrando as cidades, os castelos e as lendas ao redor da Rota do Reno. Particularmente pensando na questõa ambiental e nas grandes catástrofes ambientais que tem assolado o mundo, além da própria pandemia, recomendo um vídeo muito legal, que faz parte de uma série de documentários, chamado de "Os Rios e a Vida". Tem sobre o Nilo, o Ganges, o Amazonas e o Mississipi...Colocarei aqui o link do episódio sobre o Reno, que faz parte da segunda temporada.E Dublado em português, imagens com baixa resolução, mas achei muito boa, a mensagem de alerta para a preservação de um rio tão significativo para a história europeia, e também, pela questão da própria sobrevivência das comunidades que vivem em suas margens.

Os Rios e a Vida - Reno.- https://youtu.be/C2IFG0JjIfA
(Canal de Leandro Oliveira; vídeo exibido originalmente da TV Escola, mas não está mais disponível lá, aparentemente)

Sinopse:

Com seus 1300km da nascente até o mar, o rio Reno passa por seis países e é considerado uma rota vital de comércio na Europa. Ele mudou o curso da história, uniu e dividiu o povo europeu e viu batalhas sangrentas da guerra. Atualmente, está sobre ameaça das alterações climáticas provocadas pelo aquecimento global: o gelo alpino que alimenta o rio está derretendo mais rápido, e em menos de um século a nascente pode sumir, modificando para sempre as vidas das pessoas e países à sua margem. Este episódio apresenta o rio que é considerado o mais importante e simbólico da Europa. Outras informações Ano de produção: 2009 Público-alvo: Público em geral Faixa etária: 16-18 Área temática: História, Geografia, Meio Ambiente País de origem: Estados Unidos Áudio original: Dublado Produção: Green Bay Media Realização: Synapse Produções LTDA

KOBLENZ, O DEUTSCHES ECK E A FORTALEZA DE EHRENBREITSTEIN

A cidade de Coblença fica no encontro dos Rios Reno e Mosel. A ponta de terra formada neste encontro tem um grande monumento ao Kaiser Willelm ( Guilherme I), em cujo reinado, viu a Alemanha ser unificada, principalmente pelos esforços de Oto von Bismark. Este canto foi batizado de "Deutsches Eck", ou "Esquina Alemã", encerrando, por enquanto, a questão de que país é o que governa neste lugar, uma vez que ele já trocou de mãos entre Alemanhã e França diversas vezes, igualzinho à região da Alsácia-Lorena e sua bela cidade de Estrasburgo, que também ganhará um post especial em breve.

O "Deutsches Eck", onde o Reno e o Mosel se encontram.

Ficamos hospedados em um Ferienwohnung ( apartamento de férias), não muito fácil de encontrar, mas após algumas tentativas de conversa com o proprietário, achamos...Estávamos a menos de uma quadra do lugar correto...Coisas de Airbnb ou booking, agora não me lembro mais qual das duas plataformas que utilizamos na ocasião..

Ao lado do apartamento havia uma das diversas igrejas, e o som de seus sinos era muito bonito. No dia seguinte à nossa chegada, saímos a pé, para explorar...Chegamos ao Deutsches Eck, e vimos as bandeiras dos países pertencentes à EU e aproveitamos para tirar mais algumas fotos, já de olho na Fortaleza de Ehrenbreitstein, que visitaríamos em seguida.

A fortaleza de Ehrenbreitstein é muito rica em história, além de ter um setor que mostra um pouco da questão econômica desta região, entre vinhedos e a produção de outro produto típico da região: os aspargos. Vale muito a pena, uma visita. Como outras fortalezas, esta serviu tanto como moradia da realeza, como serviu para defesa, sendo paulatinamente ampliada e modificada para esta finalidade.

Site do Festung Ehrenbreistein: http://www.diefestungehrenbreitstein.de/

O encontro dos Rios Reno e Mosel, o Deutsches Eck e o Festung Ehrenbreitstein, no mapa de Koblenz.