Pular para o conteúdo principal

Quando viajar é preciso

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:

"Navegar é preciso; viver não é preciso."

Quero para mim o espírito desta frase, transformada

A forma para a casar com o que eu sou: Viver não

É necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em goza-la penso.

Só quero torná-la grande, ainda que para isso

Tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso

Tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho

Na essência anímica do meu sangue o propósito

Impessoal de engrandecer a pátria e contribuir

Para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Fernando Pessoa (Navegar é Preciso)

Meu nome é Bárbara, e vivo com meu marido, Reinaldo e com nossos dois filhos já adolescentes. Moramos em Florianópolis, uma cidade maravilhosa, daquele tipo que combina montanha e mar, que tem brisa o ano inteiro, e que recebe a alcunha de Ilha da Magia, não sem razão...

Por do Sol na Ponta do Sambaqui, Florianópolis, SC.
Embora nossa cidade seja linda, sentimos necessidade de explorar outros cantos deste nosso planeta azul. Ampliar horizontes, sentir adrenalina nas veias. Conhecer lugares e pessoas diferentes.

Talvez esse espírito de aventura seja herança de nossos avós, que no início do século XX imigraram da Alemanha e Suíça para o Brasil... Então, um dos programas frequentes de nossa família é viajar... Viajamos pelo nosso próprio estado, Santa Catarina, cujo interior e litoral são encantadores; viajamos pelo Brasil, com sua diversidade de paisagens e culturas; e agora que os filhos já estão mais crescidos e já podem aproveitar melhor, arriscamos viagens mais longas, para destinos bem distantes, como o deserto do Atacama, no Chile, ou mais longe ainda, para além do Atlântico...

À frente do Coliseu, Roma, Itália.

Eu e o Reinaldo somos físicos e amamos tudo o que se relaciona às Ciências, desde Astronomia, Geologia, Matemática... Não disfarçamos nossa paixão pelo conhecimento em todas as áreas: História, Arte, Línguas, enfim.... Temos contagiado nossos filhos com estas paixões... Mas, além delas, eles também tem suas próprias paixões, e por sua vez, nos contagiam com elas: cultura japonesa, games, tecnologia. Em comum, temos a paixão pela Música. Seja por tocar instrumentos, seja por apreciar...

Antes de viajar temos o hábito (e a necessidade) de pesquisar sobre os nossos destinos. Isso inclui desde o velho e bom Atlas, o Google Maps e o Google Earth, como também buscar outras informações, através de filmes, documentários, livros, e obviamente da internet, entre eles, os blogs. Gostamos de planejar todo o roteiro, pesquisar preços de passagens e hospedagens, e assim, vamos testando um pouco de cada possibilidade: hotéis x Airnbnb, trem x ônibus ou carro alugado...

Viajar com família é diferente de fazer um mochilão, ou apenas o casal de adultos. Quando viajamos com as crianças (no nosso caso, já são adolescentes agora, mas também viajamos com eles menores), precisamos pensar melhor na alimetação ser saudável, em fazer momentos de pausa, e também, em fazer programas que sejam interessantes para eles.

Science Museum, Londres.

Ou seja, quando elaboramos nossos roteiros, buscamos principalmente aqueles  lugares relacionados às nossas paixões, que já citei antes...Observatórios astronômicos, museus de todos os tipos, paisagens de todos os tipos... Lugares cheios de gente e lugares desertos... E também incluímos programas que agradem nossos meninos: lojas de tecnologia, uma sessão de cinema ( IMAX), lugares emocionantes,como os gêiseres de El Tatio, no deserto do Atacama, exploração de cavernas, entre outros.

El Tatio, Chile.

Adivinhem se um dos nossos objetivos com as viagens não é justamente o de que nossos filhos vivenciem na prática o que aprendem na teoria nas suas escolas?

No aeroporto de Guarulhos, na ida para a Europa. Saúde!

Então... Este blog tem por finalidade  primeira compartilhar um pouco das impressões, fotografias e histórias das nossas viagens por aí e quem sabe ajudar outras famílias aventureiras a terem boas experiências em suas viagens. Os registros fotográficos tem sido feitos por mim, pelo Reinaldo e até pelo nosso filho mais velho. Usamos nossos celulares e uma câmera GoPro também, de uns dois anos para cá. O mais novo não tira fotos, mas contribui enormemente com muitas piadas e observações peculiares, coisas que normalmente passariam batido.

A outra finalidade é registrar...Não deixar se perder... Para quando estivermos velhinhos e nossos filhos já estiverem viajando com os próprios filhos deles... Quem sabe? Reler, relembrar...Reviver...

Esperamos que vocês possam "viajar" junto com a gente através do blog, e fiquem à vontade para nos contar o que acham sobre os lugares e sobre nossas histórias.