Pular para o conteúdo principal

Chile - parte 1. 10 dias em Santiago do Chile e arredores, em 2014.

Esta é mais uma postagem do Blog Família que Viaja Unida...Se você caiu aqui de paraquedas, eu explico: este blog procura ser um registro dos lugares que visitamos em família e também algumas impressões do que vivenciamos ao longo de nossas aventuras. Talvez você encontre algumas informações úteis por aqui também...

Boa viagem literária!

Bárbara.

Santiago do Chile

Meu marido tinha o sonho de percorrer a América Latina de caminhonete. Porém, como os meninos eram pequenos, eu não me animava a fazer essa aventura tão cedo...Tinha receio deles ficarem doentes, e eu sabia que daria muito mais atenção à eles do que aos lugares e eventos que encontraríamos. Parecia-me completamente estressante...Mas com os meninos maiores, os medos se foram, e a vontade de correr mundo finalmente seria realizada por nós. Primeiro, de uma maneira mais tranquila, de avião. Depois, a aventura de ir para o Atacama de Hilux foi realizada, e será contada em um post próximo.

O maior sonho era ir para o Chile. Como ele é bem comprido e diverso, precisa ser visitado em três etapas, para quem tem apenas dez dias de férias de inverno... Até agora, fizemos duas: a capital política, Santiago, na região central, e a região norte chilena, onde fica o deserto do Atacama. Só falta explorar a região sul para nós...A região de lagos e vulcões. Aliás, ver a Cordilheira dos Andes e chegar até o Oceano Pacífico já representavam dois sonhos super importantes para nós. Para somar os pontos interessantes, ainda tinha a Ilha de Páscoa e os observatórios astronômicos mundialmente importantes. Pablo Neruda era o quinto ponto para deixar o Chile como destino favorito...

Assim, a primeira vez que fomos ao Chile foi de avião, mesmo, passando pelo Rio de janeiro. Mesmo sem ser exatamente a aventura tão sonhada pelo Reinaldo, a experiência já foi incrível, pois a região de Santiago tem muitas possibilidades, principalmente a região montanhosa com suas estações de esqui, além da própria Santiago ser muito charmosa e culturalmente interessante. Essa viagem aconteceu entre 25 de julho e 5 de agosto de 2014, inverno no Hemisfério Sul, para ter maior a probabilidade de neve nas estações de esqui.

Além da capital, com todas as suas possibilidades culturais, visitamos as estações de esqui em Vale Nevado, Farellones e El Colorado. Foi tão incrível que fomos duas veses, pois é vem perto de Santiago, embora seja muito caro alugar as roupas, equipamentos e o transfer...

Também tiramos um dia para ir até o litoral, em Viñas del Mar e Valparaíso, onde visitamos uma das casas do poeta Pablo Neruda.

Agora descrevo com um pouco mais de detalhes cada região destas, e o que vivenciamos em cada uma delas. Neste post, vou me concentrar em Santiago e seus inúmeros encantos. Santiago seria uma cidade que viveríamos sem problemas...Tirando a poluição e os eventuais terremotos...

Santiago do Chile

Santiago emoldurada pela Cordilheira dos Andes. Vista a partir do Hotel Director Vitacura.

Nos sentimos muito bem em Santiago. A cidade, emoldurada pela Cordilheira dos Andes, é muito bonita, aconchegante e com muitas atrações interessantes. Apesar da poluição e do ar ser bastante seco (o que nos fez comprar hidratante labial e soro fisiológico), conseguimos nos locomover bem pela cidade, tanto a pé, de metrô ou de táxi ( naquele tempo não utilizamos o UBER ainda, nem sei se já existia por lá). Aliás, os taxistas eram incríveis. Parecia que éramos velhos amigos.  Conseguíamos nos comunicar bem ( em "portunhol") eles eram simpáticos e solícitos. Ficamos até mal acostumados com tanta simpatia... Quando chegamos em Florianópolis, estranhamos completamente a "secura" do motorista de táxi que nos conduziu de volta ao lar...Afinal, aqui não somos turistas, né? E falando sério, o moço estava mesmo de mau humor, descobrimos isso ao longo do caminho...Enfim...

Ficamos em duas hospedagens diferentes. Primeiro, ficamos no Time Suit Apart Hotel muito confortável, reservado via booking.com. Ficava no bairro Las Condes, região sudeste de Santiago, bem próximo ao Costanera Center, um edifício altíssimo com shopping embaixo, e bem pertinho da estação de metrô Tobalaba. Depois nos mudamos para o Hotel Director Vitacura, na Avenida Vitacura, região nordeste de Santiago, e ao lado do parque Bicentenário, a umas dez quadras do Costanera Center. Neste segundo lugar não tinha metrô por perto, tivemos que pagar táxis...Tranquilo.

Parece incrível, mas em dez dias conseguimos ver muitas coisas em Santiago!

Monumentos, parques e museus em Santiago

• Cerro San Cristóbal - foi nosso primeiro passeio em Santiago. Como não o conhecíamos, apanhamos um pouco na subida a pé, incentivados pelo meu marido "esportista", ouvindo sermão sobre sedentarismo...Ai,ai...Mas a vista valia o esforço. Depois, na volta, descemos de teleférico, um pouco caro, na verdade. A vista de Santiago a partir do mirante, lá no topo, é incrível, dá belas fotografias.
  • Museu de História Natural (Parque Quinta Normal). Este foi o primeiro de uma série de Museus de História Natural que visitamos por aí...Um belo esqueleto de baleia exposto por lá, além de um bisonte gigante empalhado...
  • Museu de Ciências e Tecnologia (Parque Quinta Normal). Bem simples, mas muito legal, vimos uma turma de estudantes tendo aula de física por lá.
  • Museu e memorial de Direitos Humanos. Este é bem pesado, mas necessário...Sobre a época da ditadura do General Pinochet...
  • Praça de Armas, centro histórico. Cenário histórico também da ditadura militar...
  • Museu de Arte Pré-Colombiana - este é fantástico. Vale muito a pena ir, para entender melhor a história, a cultura e a arte dos povos andinos.
  • Mercado Central - um mercado de peixes com uma parte com restaurantes. Provamos o famoso caranguejo deles lá...centolla, um caranguejo imenso da região da Patagônia. E o pisco, uma bebida típica chilena, muito gostosa.
  • Museu Nacional de Belas Artes. Bastante arte contemporânea...Não gostamos muito, não, para ser francos...
  • Parque Forestal, com seu famoso mercado de pulgas. Bem legal, animado. Mas sentimos um pouco de receio de sermos assaltados...
Acompanhe a galeria de fotos desta primeira viagem:

Parque Araucana ( próximo ao nosso segundo hotel)

Parque metropolitano de Santiago

Museu de Belas Artes - Santiago do Chile

Mercado Central, onde comemos caranguejo e tomamos pisco

Museu de Arte Pré Colombiana - Santiago do Chile

Imperdível viajar pelos arredores de Santiago - ir às estações de esqui em Valle Nevado, Farellones e El Colorado. Optamos por contratar uma van para conhecer com mais tranquilidade.

Outro passeio imperdível é ir à Valparaíso, onde fica uma das casas do poeta chileno Pablo Neruda, conhecida como "La Sebastiana". Outra atração, os funiculares, não estavam funcionando quando fomos. Depois, fomos até Viñas del Mar. O clima dessa cidade é muito diferente, e a visão das casas coloridas é muito interessante. Encontramos esse moal ( deve ser uma réplica, não conseguimos descobrir pelo pouco tempo que sobrou para conhecer essa cidade, depois da visita à casa de Pablo Neruda).

Viñas del Mar - com um "moal" em frente ao Museu Fonck

Programas especiais com as crianças em Santiago:

Pensando em nossos filhos, que na época tinham 12 e 9 anos, fizemos dois programas especiais para eles:
  • Zoológico Nacional - bem legal, na entrada dá para montar um lhama (pagando, claro), e dentro do zoo, os bichos são bem tratados. Amamos os pinguins, são realmente muito brincalhões!

• Parque de Diversões Fantasilândia. Foi ótimo, nos divertimos muito. Na ida para lá tivemos um pequeno problema de roubo no metró..O celular roubado do Rei se foi... Numa linha que até então não tínhamos pego e que passa numa região um pouco mais barra pesada de Santiago.