Pular para o conteúdo principal

Florença (Firenze) e Veneza, terras da arte, da música e da arquitetura dos "centos"

Boa viagem literária!

Bárbara.

Florença e Veneza - Descobrindo a Itália

Florença, vista da Praça Michelângelo

Veneza

Já estávamos a cinco dias na Europa, e havíamos descoberto o incrível museu a céu aberto que é a cidade de Roma ( veja o post sobre ela). No caminho para Florença, visitamos a cidade de São Francisco de Assis, como relatei em postagem anterior. Estávamos com um Fiat "cinquecento" muito confortável, a ideia era seguir com ele até Veneza, depois a região de neve no norte da Itália, conhecida como "Süd Tirol". Nesta postagem, falarei desses dois ícones da História da Arte, não apenas italiana, mas mundial, que são as cidades de Florença e de Veneza.

Nosso trajeto, de Roma a Veneza.

• Florença
Chegamos à Florença no início da noite, e nos hospedamos no Hotel Savonarolla. O recepcionista do hotel nos explicou que o idela era conhecer Florença o máximo possível a pé. Ao nos mostrar o mapa da cidade, foi nos mostrando os pontos de interesse, e assim, seguimos suas indicações para desvendar a cidade. Não contem para ninguém, mas tive que comprar um calçado mais confortável para continuar a viagem, pois Roma já havia comprovado que meus calçados que eu havia levado do Brasil eram muito bons para proteger do frio, mas péssimos em conforto para caminhar horas seguidas, como estávamos fazendo...Assim, me dei um presente, que virou meu principal calçado, já se pagou, de tanto que usei e continuo utilizando.

Conhecendo Florença a pé.

Mas...Vamos a Firenze!
Nosso primeiro destino foi a catedral de Santa Maria del Fiori, cuja construção iniciou-se em 1296 e foi concluída e consagrada no século XV.

Para mais informações consulte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_del_Fiore

Catedral de Santa Maria del Fiori - Florença

Em seguida, visitamos a Galeria de Artes e Ofícios, onde estão espostas obras de arte maravilhosas, desde o século XIV, XV e XVI, incluindo o período Renascentista.

Galeria de Artes e Ofícios, Florença.
Logo em frente à galeria encontra-se a Ponte Vecchia, uma das únicas pontes em que existe construção na mesma.

Ponte Vecchia - vista da Galeria de Artes e Ofícios

Passamos várias horas dentro da Galeria de Artes e Ofícios. Vale muito a pena!O quadro mais famoso dentro desta galeria é "O Nascimento de Vênus", de Boticelli:

O Nascimento da Vênus, Boticelli.

Outra obra muito legal é a Medusa, de Caravaggio:

Medusa, Caravaggio
Para um tour virtual, entre no site: https://blueitalytours.com/uffizimuseumtour.html

Após esse maravilhoso mergulho no mundo da arte, seguimos em direção à Praça Michelângelo, que propicia uma vista privilegiada da cidade.

• Veneza
Venezianas em Veneza...Vejam quantas janelas!

Após dois dias em Florença, seguimos viagem para Veneza. Lá, nos hospedamos num quarto do Airbnb que ficava na parte "continental". Mal chegamos já decidimos pegar um ônibus para conhecer a cidade, pois ainda era dia claro. Antes de ir, fizemos um lanche muito gostoso: comemos "Kebabs" deliciosos, numa casa palestina muito próxima ao nosso hotel, cujo nome bastante sugestivo era "Jerusalém".

Nossa aventura em Veneza teve dois aspectos: um ruim, pois o tempo não estava dos melhores. Muita névoa, frio e úmido. Nos perdemos várias vezes, pois o rio força a gente a caminhar no meio de diversas vielas...E nossa internet para usar o google maps não estava funcionando muito bem, sempre dava um lapso, ou seja, nos perdemos bastante.

Catedral de San Marco
Na Catedral de San Marco, assim como a maioria dos templos católicos que entramos, pedia-se silêncio. Achamos muito desrespeitosos alguns turistas que entraram e ficaram rindo e falando em voz alta enquanto estavam no interior da igreja... Além disso, o interior da catedral é muito escuro, quase não dá para ver as obras de arte dentro dela...Enfim, não foi a melhor experiência, essa visita a Veneza.
Praça de San Marco

Além da praça de San Marco e da Catedral, gostamos principalmente do Museu da Música, com uma exposição inteiramente dedicada a Antônio Vivaldi, o compositor italiano conhecido como Padre Vermelho, e que compòs as famosas Quatro Estações. Uma exposição não apenas da biografia dele, mas também de instrumentos de época. Muito legal!

Para maiores informações, veja o site oficial do museu: https://www.museodellamusica.com/

No fundo, Veneza sofre com o excesso de turistas...Os moradores locais que não são comerciantes sofrem mais ainda...Pois tudo é cobrado mais caro. Com certeza, teremos que voltar lá algum dia, com tempo bom e quem sabe com uma política exploratório menos selvagem...Acho que Vivaldi e também as máscaras de carnaval, que são realmente belíssimas, salvaram essa parte da viagem para nós...Pena, mesmo.

No próximo post vou relatar os cinco dias incríveis que passamos no Alto Adige, no norte da Itália, a apenas 4 km da fronteira com a Áustria, numa região conhecida com "Südtirol" e onde o alemão é falado tanto quanto o italiano.

Para saber mais (recomendo sempre pesquisar sobre a história das cidades, dá para compreender muito melhor a cultura na hora em que estamos por lá, vendo "ao vivo").