Pular para o conteúdo principal

Europa 2018: Londres.


LONDRES! CIÊNCIA, MODERNIDADE, MULTICULTURALISMO! 

Esta é mais uma postagem do Blog Família que Viaja Unida...Se você caiu aqui de paraquedas, eu explico: este blog procura ser um registro dos lugares que visitamos em família e também algumas impressões do que vivenciamos ao longo de nossas aventuras. Talvez você encontre alguma informação útil por aqui também...

Boa viagem literária!

Bárbara.

Caminhando pelo centro de Londres. Ao fundo, a famosa London Eye ("Olho de Londres" - roda gigante).

Entre todas as cidades e regiões em que estivemos em nossa primeira viagem em família para a Europa, sem dúvida Londres foi a que mais se aproximou do gosto dos nossos filhos, principalmente do mais novo. Penso que o fato do inglês ser um idioma mais familiar (e mais fácil) do que o alemão, francês e italiano, nos fez nos sentimos "em casa"...Outros fatores também podem ter contribuído para essa nossa conexão com Londres: ver pessoas multicoloridas e multiculturais...A Inglaterra também nos forneceu pessoas como Sir Isaac Newton. No campo da música, temos Purcel, Handel ( que lá viveu, embora fosse alemão) e como não deixar de mencionar, os Bealtes, Elton John, Queen, Pink Floyd e muitos outros nomes maravilhosos. Ah, sem deixar de mencionar o detetive mais famoso do mundo: Sherlock Holmes! E Monty Piton, sem dúvida!

Como quase todos devem saber, Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Tem quase 10 milhões de habitantes, chegando a 14 milhões, se pensar na Grande Londres. Em grau de importância, está lado de cidades como Paris, Nova York e Tóquio. Embora tenha esta população gigantesca, não sentimos medo de caminhar por Londres, ela pareceu bastante acolhedora. Tirando o rosto fechado das pessoas no transporte público, que é uma característica de quase todas as cidades onde andamos de metrô...

Talvez a única coisa esquisita para nós em Londres seja a família real, e toda a tietagem e exploração em torno da realeza. Só de pensar nos paparazzi perseguindo Lady Di e a tragédia que se seguiu, já dá asco... Tirando os aspectos históricos, pelos quais somos apaixonados, não conseguimos muito bem compreender como um país desenvolvido como a Inglaterra, em pleno século XXI, ainda conserve esse tipo de personagens teatrais... Mesmo entendendo que eles representem algum tipo de símbolo que unifique o povo britânico, ou sua história, etc, etc...

Mas...Vamos ao relato das nossas aventuras por lá. Resumindo: nesta primeira viagem, em que ficamos cerca de 4 dias em Londres, visitamos a  Ponte de Londres, entramos na White Tower, vimos o Big Ben, o Palácio e Abadia de Westminster ( por fora), London Eye, e arredores. Também os imperdíveis e gratuitos museus: British Museum, Science Museum e Natural History Museum of London. E para completar, visitamos o Observatório Real de Londres. 

A viagem para Londres foi logo após nossa estadia maravilhosa em Berlim, que renderá logo mais uma postagem especial só para ela... Chegamos em Londres através do Aeroporto de Londres Stansted,  na região nordeste da cidade, e de lá, fomos de metrô para o Hotel Holliday Inn London West, na região sudoeste, bem próximo à estação de metrô Nord Acton. Holiday Inn London - West - Hotel in Wembley, Accommodation In North Acton Ealing, Cheap & Budget Hotels in Acton Close To Wembley Stadium (hilondonwest.co.uk)

O interessante é que frequentamos vários hoteis da rede "Holliday Inn" (todos muito bons, por sinal, tirando o espaço relativamente pequeno de um quarto para quatro pessoas), em cada lugar há a adaptação em relação à alimentação típica do país. Nos chamou muita atenção algumas coisas servidas no café da manhã em Londres, como linguiças, molho de tomate, ovos estralados, muita comida forte e gordurosa...Ainda bem que também tinham frutas, iogurte, pães, geléias e cereais:

HOLIDAY INN LONDON - WEST (LONDRES): 567 fotos, comparação de preços e 78 avaliações (tripadvisor.com.br)

HOLIDAY INN LONDON - WEST (LONDRES): 567 fotos, comparação de preços e 78 avaliações (tripadvisor.com.br)


No dia seguinte, com chuvisco e vento, fomos de metrô para o centro de Londres para conhecer a famosa "Ponte de Londres" e outras atrações disponíveis, principalmente os museus, que lá, são de graça. Na Estação Central, já providenciamos nossos passes de turistas, na "Transport of London", com preços especiais. E numa cidade onde o trânsito vive parado, poder usufruir do serviço de metrô foi excelente. A linha que pegávamos por último antes de chegar ao Hotel, a Red Line, era bem velha e barulhenta, mas o que importa é que nos levava até onde precisávamos.

Pra variar, como bons turistas que éramos, na tentativa de chegar na Ponte de Londres, acabamos descendo uma estação antes, pois existe a ponte de Londres e a ponte da Torre de Londres...Tentando nos localizar no labirinto nas margens do Tâmisa, com a internet não muito eficiente para nos guiar via Google Maps, finalmente encontramos a London Bridge, sobre o famoso Rio Tâmisa:

Dia típico de Londres, chuvoso e frio, mas fomos aquecidos pelo espírito de aventura.

Ponte de Londres (London Bridge)



Ao fundo, a Ponte de Londres e a White Tower, nossas primeiras descobertas em Londres.


Famosos cartões postais de Londres: seus prédios moderníssimos.

Em seguida, visitamos nossa primeira atração, a "White Tower" ou Torre Branca. Seu foco encontra-se na realeza e numa história da Inglaterra de séculos de guerras, batalhas, prisioneiros em torres...Muitas armaduras...Joias da coroa, para quem tivesse paciência de ficar na outra fila, dentro das dependências. Não foi exatamente o melhor custo-benefício da viagem...

White Tower ( Torre Branca)

Para saber mais sobre a White Tower de Londres, acesse: 


Mas as atrações seguintes compensaram esta primeira decepção...O British Museum ou Museu Britânico. Uma coisa importante a ressaltar, é que Londres também é um dos alvos do terrorismo, e para entrar, precisa-se passar pelo raio-X. 

British Museum ( Museu Britânico)





Para saber mais sobre seu riquíssimo acervo ( parte dele, "roubado" no período imperialista, diga-se de passagem), acesse:

Museu Britânico – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) e British Museum (em inglês, site oficial do museu, com possibilidade de visita virtual).

Para exemplificar o papel do British Museum na conservação e apropriação de peças pelo mundo e pela própria Inglaterra, assista o filme "A Escavação". É muito interessante: A Escavação: Filme da Netflix é baseado em história real? - Notícias de cinema - AdoroCinema


Fachada do British Museum e um milagroso céu azul!

Uma das peças mais famosas do museu é a Pedra da Roseta: Pedra de Roseta – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Pedra da Roseta - Acervo do British Museum.


Arte das civilizações antigas, como a Suméria, Grega, Egípcia e Romana fazem parte do acervo do British Museum.


Múmias e arte egípcia são espetacultares!

Coladinho no Museu Britânico, encontra-se o Science Museum, ou Museu da Ciência, que possui um enfoque bem diferente, moderno, interativo e educativo, bem como o Museu de História Natural, com incríveis coleções sobre Darwin e a Teoria da Evolução. No primeiro, encontrarmos toda a história do transporte, desde a locomotiva até os módulos lunares. Também tem andares sobre vulcões e terremotos. No segundo, além da Teoria da Evolução e inúmeros exemplares de animais, tem um acervo sobre Geologia bastante rico. Saiba mais em:





Acervo do Science Museum 

Acervo do Science Museum 

Acervo do Museu de História Natural

Estátua de Charles Darwin - Acervo do Museu de História Natural

Ossada de Baleia Azual - Acervo do Museu de História Natural

Dentro do Science Museu há uma sala de cinema da IMAX, com sua incrível tela gigante. Não podíamos deixar de assistir um filme por lá, e assim, viver uma experiência de quase imersão nos filmes e documentários científicos exibidos lá. IMAX – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Um outro passeio que fizemos foi para conhecer o Palácio de Westminster e o famoso Big Ben. Mas ele estava em reforma na época, então, só conseguimos tirar estas fotografias:



Palácio de Westminster e Big Ben

O que nos chocou poucos dias depois, foi a notícia que um morador de rua havia morrido de frio bem próximo ao Palácio de Westminster...Mesmo na Europa, infelizmente, estas coisas são deixadas acontecer...

Caminhando pelos arredores do Palácio de Westminster e da Abadia, encontramos nada menos do que Winston Churchil!


E também encontramos flores coloridas, em pleno inverno, bem como este lindo parque, que acreditamos seja o famoso Hyde Park:




O plano era assistir uma celebração com música na Abadia de Westminster, mas não me senti bem e tivemos que voltar às pressas para o hotel. Ficou para uma próxima vez!

Em outro dia, dos quatro ou cinco que ficamos em Londres, nossa aventura nos levou para bem longe do centro da cidade. Tivemos, inclusive, que pegar um trem...Fomos visitar o famoso Observatório Real de Londres, que, além do observatório, de uma varanda com uma bela vista de Londres e um maravilhoso parque para caminhadas, conta também com um pequeno museu.







Acervo do pequeno museu anexo ao Observatório Real de Londres.

Vista de Londres a partir do Observatório de Greenwich.


Como não podia deixar de ser, colocamos um pé em cada lado do Meridiano de Greenwich:

Um pé em cada lado da longitude zero graus.




Todo mundo quis tirar foto!


Nosso próximo destino seria Paris, e havíamos decido ir para lá de Eurostar, atravessando o Canal da Mancha por debaixo do Oceano:






 
Eurostar parte da Estação St. Pancras e vai até a Gare du Nord, em Paris.




Dentro do Eurostar, preparando-nos para atravessar o Canal da Mancha, rumo à Paris.



Para finalizar, queremos afirmar que há muitas outras coisas incríveis para se ver em Londres e no Reino Unido...Stonehenge, Liverpool, entre muitas outras coisas. Fica para uma próxima vez!

Até as próximas postagens. Fiquem bem, se cuidem...Usem máscaras...Cumpram o isolamento social...Que logo mais poderemos voltar a viajar e fazermos nossas viagens pelo mundo!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa 2020: Heidelberg, Alemanha.

Esta é mais uma postagem o Blog Família que Viaja Unida...Se você caiu aqui de paraquedas, eu explico: este blog procura ser um registro dos lugares que visitamos em família e também algumas impressões do que vivenciamos ao longo de nossas aventuras. Talvez você encontre alguma informação útil por aqui também... Boa viagem literária! Bárbara. Heidelberg - Alemanha: uma cidade encantadora. Em 2020 empreendemos  uma nova viagem em família, com o objetivo principal de aprimorarmos nosso alemão e também de conhecermos algumas universidades e cidades universitárias. Uma das nossas paradas mais longas ao longo de 35 dias, foi a acolhedora cidade d e Heidelberg, no sul da Alemanha, onde passamos cerca de 8 dias.    Fizemos a inscrição em um curso intensivo de alemão ainda do Brasil. Escolhemos a F+U Academy of Languages, localizada no centro da cidade de Heidelberg. Quando chegamos, descobrimos que o curso utilizava diversas salas em dois prédios no centro. Abaixo, a foto de uma das facha

Europa 2020: Frankfurt (antes da pandemia! )

  Esta é mais uma postagem do   blog   Família que Viaja Unida ...Se você caiu aqui de paraquedas, eu explico: este   blog   procura ser um registro dos lugares que visitamos em família e também algumas impressões do que vivenciamos ao longo de nossas aventuras. Talvez você encontre alguma informação útil por aqui também... Boa viagem literária! Bárbara. FRANKFURT AM MAIN Frankfurt am Main é a cidade alemã por onde chegamos e depois, por onde partimos de volta para o Brasil, nesta segunda viagem em família para o continente europeu. Seu enorme aeroporto recebe os voôs vindo diretamente do Brasil. No nosso caso, de São Paulo. Mas o que descobrimos sobre a cidade, a maior do estado de Hessen e quinta da Alemanha, neste tempo em que tivemos oportunidade de circular por lá? Primeiras impressões ao chegar em Frankfurt, ladeando o Rio Meno. Assim que chegamos, nossa primeira missão foi pegar o carro, já alugado a partir do Brasil. Sair dirigindo de lá de dentro, já foi uma grande aventura...