Esta é mais uma postagem do blog Família que Viaja Unida...Se você caiu aqui de paraquedas, eu explico: este blog procura ser um registro dos lugares que visitamos em família e também algumas impressões do que vivenciamos ao longo de nossas aventuras. Talvez você encontre alguma informação útil por aqui também...
Boa viagem literária!
Bárbara.
Mainz e o Museu de Gutenberg
Após nossos primeiros dias na Alemanha, mais especificamente, em Frankfurt, seguimos viagem, atravessando a fronteira entre os estados de Hessen e Rheinland-Pfalz. Em sua capital, Mainz, é obrigatório visitar o Museu de Gutenberg, que fica bem próximo do Rio Reno.
Mainz foi uma cidade que nos proporcionou ótimos momentos. Foi onde passeamos a pé nas margens do Rio Reno pela primeira vez, e admiramos a arquitetura da cidade, incluindo a Catedral de Mainz.
O INCRÍVEL MUSEU DE GUTENBERG
Depois de já termos visitado diversos museus incríveis, não tínhamos criado muita expectativa sobre este museu. Mas pelo contrário, nossa visita por lá foi muito boa, afinal, a invenção da imprensa foi revolucionária em sua época, mais ou menos equivalente à internet no século XX. Noutro dia, ouvindo a DW, foi dito em um documentário que a Reforma Protestante, liderada por Lutero, não teria vingado se não fosse a maneira como seus escritos puderam se espalhar pela Alemanha e pela Europa em geral, graças a imprensa. Faz muito sentido...
Iniciamos com um filme sobre a história de Gutenberg. Depois, circulamos pelo museu, nos admirando com edições históricas de diversas épocas.
Ainda dentro do museu, fomos avisados que haveria uma oficina, ou melhor, uma aula com demonstração do funcionamento da imprensa. E lá fomos nós! Foi muito legal, ainda mais que havia várias crianças assistindo. Em um momento, o senhor que dava sua aula, chamou voluntários para realizar impressões. Como professores, sabemos que é o tipo de aula, envolvente, que jamais se apaga da memória de quem a assiste. Mesmo que não lembremos tanto do conteúdo da aula, mas da magia e de perceber o quâo magnífica e importante foi essa invenção em sua época, para a evolução da humanidade.

Na saída do museu, na pracinha logo em frente, encontramos um simático restaurante. E lá foi o local perfeito para experimentar o currywurst, um dos pratos típicos mais famosos da Alemanha. Experimentamos outros pratos também, o Reinaldo achou o currywurst muito pesado e pediu uma sopa. Já os meninos pediram outros pratos,
 |
O famoso currywurst |
 |
Local muito agradável e comida deliciosa. |
 |
Hora de relaxar e descansar as pernas para seguir viagem... |
Comentários
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar, fazer críticas construtivas, elogios e relatos sobre suas próprias vivências. Porém, comentários ofensivos serão recusados pela administradora do blog.